Posts Recentes

Os 5 passos para se fazer um bom desenho


     Confira Os 5 passos para se fazer um bom desenho de modo eficiente.
Os 5 passos para se fazer um bom desenho
Por Cícera Dias

Se você irá fazer um desenho a partir de uma fotografia ou a olho é preciso saber de alguns detalhes.

1 - Escolha uma imagem de boa qualidade 

A imagem tem que ter tamanho e resolução que sejam permitidos ver os detalhes sem distorções. Por isso nunca amplie uma imagem muito pequena, pois poderá perder consideravelmente a qualidade e dificultar seu trabalho. No desenho a olho tome pelo menos uma distância mínima de um pouco mais que 1 braço seu completamente esticado.


2 - Esboço

Fazer um esboço (desenho preliminar com traçado leve) é fundamental, pois é através dele que você planejará todo o seu desenho. Procure traçar levemente e marque as áreas que serão sombreadas. Veja: A Importância do Sketchbook.

3 - Centralidade, proporção e perspectiva

De nada adianta caprichar no sombreamento se o desenho estiver mal posicionado no espaço, com proporções e perspectivas incompatíveis com aquilo que se está desenhando, os resultados podem ser catastróficos. Então, seja criterioso ao fazer o estudo daquilo que se pretende retratar e corrija o que for necessário ainda no esboço.

4 - O sombreamento

Nesta etapa você deverá observar a variação da cor e tonalidade da fotografia. Relacione a área que está sendo sombreada com toda a figura e vice-versa. Adicione a cor aos poucos, quer seja desenho colorido ou preto e branco e perceba que pouco a pouco seu desenho vai criando a ilusão do volume.

5 - Cuidados 

Sempre desenhe com as mãos limpas e tenha cuidado ao manusear o papel. Não se alimente no momento em que estiver desenhando para não danificar o seu trabalho. Não sobreponha sua mão diretamente no papel que está trabalhando, sempre coloque um papel limpo entre sua mão e o papel utilizado para desenhar. Ao terminar o desenho guarde-o em pastas com tamanho apropriado. Não dobre ou amasse seu desenho, pois ele irá fazer parte de sua coleção e/ou portfólio. Você pode ainda usar um verniz fixador e sobre seu trabalho de arte papel manteiga para evitar manchas dentro da pasta ou arquivo ao qual ele será arquivado, assim você poderá guardar vários desenho em uma mesma pasta sem manchar uns aos outros. Veja todas as dicas em: Materiais de desenho - Cuidados básicos com os materiais de desenho

          Seguindo este roteiro você conseguirá desenhar de modo eficiente. Siga as recomendações na ordem apresentada e você verá como os seus desenhos terão resultados melhores e mais profissionais.  Nas aulas seguintes falaremos mais detalhadamente dos assuntos abordados acima.

           Nos comentários abaixo deixe suas dúvidas que terei imenso prazer em respondê-las. Muito obrigada pela sua presença!


CURTA A MINHA PÁGINA => Cícera Dias Artes

SIGA MEU INSTAGRAM => @cicera.dias_artes 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Atelier Cícera Dias - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo