Posts Recentes

Grandes olhos | uma história de violência ou simples trapaça na arte?

Por Cícera Dias

Inicio dos anos 1960, uma arte marcante de atmosfera mórbida e triste e a farsa que durou uma década! 
 
Filme grandes olhos
Filme Grandes Olhos

              As pinturas irresistíveis de crianças com grandes olhos tristes transmitia emoção e melancolia. As obras marcantes de Margaret D. H. keane (artista norte-americana) adquiriram fama e grande êxito comercial. As primeiras pinturas começaram a ser vendidas em um bar e, logo em seguida se via nas galerias de arte. Viraram um fenômeno pop com a venda de pôsteres e réplicas das telas em lojas de departamento. Mas todo o crédito se voltava para Walter keane, seu marido, que apropriou-se de sua obras, assumindo ser o autor dos 'grandes olhos'. A mentira fora tanta que durou 10 anos. 


Margaret keane e seu marido
Margaret Keane e seu marido

            
           Mãe e divorciada a pintora conheceu Walter Keane à porta de uma exposição de arte, em São Francisco, no ano de 1955. Ele afirmava ser artista plástico e propôs que trabalhassem juntos e o futuro parecia promissor. Após o casamento, seduzida pelas ideias de Walter Keane e pelo preconceito por ser mulher, a artista não obteve espaço no mercado de trabalho. Devido à sua timidez e ingenuidade, Margaret é convencida para autorizar seu marido a se apropriar dos créditos de seus quadros, pois só assim conseguiria vende-los. 
          Mas a compulsão de Walter Keane por fama e dinheiro fez de Margaret prisioneira em sua própria casa, sendo forçada a pintar por até 16 horas por dia escondida de sua própria filha. O falso pintor sempre exigia o que a artista deveria pintar, e além de farsante, Walter era violento e promíscuo. Depois de 10 anos de casada, finalmente veio o divorcio, sobre a promessa de Margaret continuar pintando para ele.
 
Pintura de Margaret  Keane
Pintura de Margaret  Keane
          
           A farsa só começou a ser descoberta em 1970, quando a verdadeira autora dos 'grandes olhos' revelou em entrevista a uma rádio de São Francisco, que o trabalho era exclusivamente seu. A revelação repercutiu nos principais meios de comunicação dos Estados Unidos, Walter quis insistir na mentira, acusou a esposa de estar louca e o caso foi parar nos tribunais.
            No tribunal, o juiz pediu a Margaret e a Walter Keane que desenhassem uma criança de olhos grandes. Walter se recusou, alegando dores no ombro. Margaret pintou um quadro em 53 minutos. O juiz deu ganho de causa para ela e Margaret Keane recebeu US$ 4 milhões em prejuízos em 1986. Walter mentiu ser o autor das obras até o final de sua vida, no ano de 2000. A artista pinta até os dias de hoje.
 
Margaret Keane
Margaret Keane
           
         A violência sofrida por Margaret nos faz discorrer na obscuridade da opressão feminina pelo simples desejo de um homem por fama e dinheiro. A falta de informação sobre os mais variados tipos de violência à mulher faz parecer a história da pintora uma simples trapaça ou estratégia para conseguir compradores. A atenuação desse fato reafirma que a invisibilidade da mulher na sociedade como produtora de conhecimento e arte é meramente aceitável, visto que a violação de sua identidade é comum.  Veja no artigo A emancipação da mulher no campo das artes a luta de mulheres artistas pela sua liberdade.
            O charme do farsante e o talento em marketing fizeram das obras de crianças com olhos tristes e desproporcionais um fenômeno de vendas, e por essa razão há quem pense que toda a ganância de Walter Keane foi o pilar do sucesso dos 'grandes olhos'. A peculiaridade dessa história é tão intrigante que foi retratada no longa "Big Eyes" (Grandes Olhos), dirigido por Tim Burton, que por sinal é um dos colecionadores de seus quadros.
 

Grandes olhos o  filme
'Grandes olhos' o  filme
         
            Um dos artista favorito de Margaret é Amedeo Modigliani. Sua arte teve uma grande influência na forma como ela tem pintado mulheres desde cerca de 1959. Junto com grandes inspirações e seu próprio gênio criativo Margaret com seus 'grandes olhos' continua a influenciar e inspirar muitos artistas e também a indústria de brinquedos e desenhos animados. Veja algumas de suas obras:


Obra de Margaret KeaneObra de Margaret Keane


Obra de Margaret KeaneObra de Margaret Keane

 
Obra de Margaret Keane

          Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco sobre essa artista que tem inspirado gerações. Deixa aqui nos comentários o que mais te emocionou na vida e obra de Margaret Keane e suas sugestões. Um forte abraço e até breve!!!!!!!!!!!!!


CURTA A MINHA PÁGINA => Cícera Dias Artes

SIGA MEU INSTAGRAM => @cicera.dias_artes 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Atelier Cícera Dias - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo