Posts Recentes

Quanto custa uma festa infantil em casa?


       Olá, amigos e amigas!!! Tudo bem com vocês? Tá querendo fazer o aniversário do seu filho ou filha e o orçamento tá pequeno?! Quer saber quanto custa uma festa infantil em casa? Então veja como eu fiz e faça você também a sua festa e divirtam-se!!!
Quanto custa uma festa infantil em casa?



        Para vocês que acompanharam a festa de 02 anos da minha baby, que tive grande satisfação em compartilhar mais uma experiência incrível no estilo "faça você mesma", já devem saber que o mês de março é sempre muito especial para mim, pois além da minha bebê vários familiares meus e de meu esposo fazem aniversário nesse mês. E mais sensacional ainda é que o dia do aniversário da minha filha é 16, assim como o meu, e o mês é março, assim como o meu marido, adorável coincidência, não é?! 
       E foi entrando no clima das comemorações carnavalescas que aproveitei o início do ano para comprar os adereços da decoração da festa que teve o tema: Carmem Miranda! E para vocês que estavam acompanhando o passo a passo dos "DIYs" dessa festa você não pode deixar de conferir o resultado final, e se você não viu clique aqui. 
       Bom! No ano passado eu disse que a festa Frida Kahlo tinha custado menos de R$ 1.000,00 reais, mas infelizmente eu não tinha guardado todas as notas para fazer a contabilidade direitinho. Nesse ano resolvi colocar tudo em uma planilha (aqui abaixo vocês podem ver o resumo dela) para ter certeza do custo de uma festa simples feita em casa. Eu imagino que algumas pessoas possam achar que não teria como gastar nem mesmo essa quantia. Confesso que se me fosse apresentado esses custos eu desistiria de cara! Falaria que não tinha dinheiro... Mas como fazer uma festa sem pesar no bolso?! A palavra chave é: PLANEJAMENTO.
        A primeira dica é: fracione o que precisa comprar. Os itens da decoração devem ser comprados aos poucos, com valores que caibam no seu orçamento mensal. O kit de festa bem como as guloseimas, você pode comprar com cartão de crédito (tem empresas que parcelam o valor) ou poupar um dinheiro em uma conta poupança meses antes e pagar à vista, assim poderá negociar um desconto. E é claro, se você souber fazer doces e salgados ou bolo de festa você gastará bem menos!! A vestimenta é algo que pode ser comprada, ou alugada e o pagamento pode ser a vista ou parcelado a depender do valor e de onde se compra. Aluguel de mesas e cadeiras vai depender se você não tiver em casa. Caso você tenha não precisaria gastar com isso. O segredo é dividir os gastos. 
       Outra opção interessante para quem não tem conta bancária é você ir juntando dinheiro em um cofrinho, para contratar animadores de festa, garçons, pagar aluguéis ou qualquer produto/serviço que necessitará de pagamento à vista, por exemplo. Se você colocasse R$ 1,00 real por dia por 1 ano você teria R$ 365,00 reais. A depender do tipo de decoração da sua festa esse valor seria suficiente para pagar não só a decoração, mas outros itens importantes da festa como mostra a planilha abaixo.    

Quanto custa uma festa infantil em casa?
Obs: esses valores foram calculados para uma festa com total de 30 convidados

        Um ponto interessante é que não importa se você já fez 2, 3, 4 aniversários de seu(sua) filho(a), se não existir planejamento, se você não estiver sempre fazendo um check-list do que precisa fazer e/ou do que já foi feito você pode se atrapalhar. Foi o que aconteceu comigo, depois da experiência da primeira festa eu pensei que seria moleza fazer a segunda. Puro engano! Cada festa tem suas particularidades. As crianças crescem, os convidados podem não ser os mesmos, as novidades mudam... Por isso é importante que você encare cada festa com o mesmo grau de dificuldade e importância.
       Vocês podem notar na planilha que os itens que mais pesam são os referentes à alimentação (Kit de festa + bomboniere). O kit de festa pode ser ainda mais caro a depender da personalização do bolo e dos doces. Como se trata de uma festa simples (mas com muuuuuiiiiiittttttoooooo amor)  prefiro usar a criatividade na decoração do quê na personalização dos doces, mas isso depende do gosto de cada um. Nessa conta da bomboniere eu inclui os custos com leite condensado, granulados, creme de leite etc., pois resolvi fazer eu mesma pudins de leite, maçã do amor, doce de banana, brigadeiro de colher e torta salgada. 
       Como todos os personalizados foram confeccionados por mim, o total do item da decoração inclui papéis, colas, fitas, tecidos, lantejoulas, baleiros de papel, sacolas, embalagens etc.  Apesar de o total gasto ser considerável eu consegui economizar, pois eu já tinha em casa algumas coisas que sobraram da festa anterior. E para minha sorte as bandejas e acessórios de MDF que também compuseram a decoração da mesa foram emprestados, a única coisa que fiz foi pintá-los de branco e decorar com uma fita de cetim na cor vermelha.

Quanto custa uma festa infantil em casa?
Por: Cícera Dias
        A segunda dica é: defina suas prioridades. Para algumas pessoas fazer um convite mega incrível, um bolo enorme de 3 andares no mínimo, por exemplo, é fundamental, mas esteja consciente que isso demanda dinheiro e não esqueça que o foco de uma festa infantil é a criança! Então por que não fazer algo simples, que caiba no seu bolso, mas que tenha um ótimo efeito visual e agrade não só a você, mas o aniversariante e convidados? Não seria esse o seu real objetivo?
        Em uma festa econômica a primeira coisa que você deve pensar é selecionar itens decorativos que tenham um bom efeito visual, embora sejam simples e baratos. A segunda: a diversão. A festa é para a criançada, então você tem a obrigação de tornar um momento de divertimento para os pequeninos. Para uma criança se divertir não precisa de muita coisa. Fazer uma pintura facial, deixá-los à vontade colorindo desenhos, modelando com massinhas, pulando corda, pula-pula etc., vai sem dúvida deixá-los super animados.
        Terceiro ponto importante é o sabor. Docinhos bonitinhos deixam as mesas lindas, mas do que adiantaria beleza se ao saborear ele não agradar o paladar da maioria? Observe o perfil dos convidados e sirva alimentos que eles aprovem. Festa com muitas grávidas, senhoras idosas, crianças muito pequeninas necessitam de opções de alimentos saudáveis e gostosos.
        Quarto e não menos importante a lembrança dos convidados. Não tem nada melhor que relembrar de uma festa que adoramos através de um mimo por mais simples que seja. E melhor ainda quando conjugamos a sacolinha de doces dos pequenos com um presentinho para as mães: um hidratante, um chaveiro, um arranjo de flores etc.   
       E por fim, seja cordial. Afinal, todas as pessoas ali presentes são suas convidadas e selecionaram um tempo delas para um momento especial seu e de sua família.  E é isso!!! Se você gostou ou tem qualquer dúvida deixa aqui seu comentário que terei o prazer em responder, ou se quiser dar aquela forcinha me segue nas redes sociais. Um super beijo e até breve!!!!!!!!!! 

CURTA A MINHA PÁGINA => Cícera Dias Artes
SIGA MEU INSTAGRAM => @cicera.dias_artes 


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Atelier Cícera Dias - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo