Posts Recentes

Os primeiros desenhos... O segredo dos artistas!


       Atualmente se sabe que desenhar envolve a capacidade que temos de ver e interpretar formas, e que é preciso a prática diária para se obter bons resultados. Mas, o que desenhar...? E por onde começar? Qual o segredo dos artistas para alcançar bons resultados? Quais desenhos são necessários para desenvolver a percepção visual? Se você quer aprender a desenhar e desenvolver sua visão para a prática do desenho continue lendo.
Os Primeiros desenhos - O Segredo dos Artistas
Por: Cícera Dias

        Muito embora existam atualmente métodos de aprendizagem bastante revolucionários, ainda existe em muitas pessoas o "medo do branco", que nada mais é que uma intimidação que se sente diante de um papel ou tela virgem. Por isso que ter um caderno de esboço o ajudará a desenvolver sua autoconfiança e a sua percepção visual.  
       A literatura moderna do ensino do desenho diz que para desenvolver a percepção visual é preciso propor ao cérebro atividades que ativem o hemisfério direito (hemisfério este que possui as características necessárias para o desenho) para que sua capacidade de ver seja ativada, em outras palavras você precisará fazer uma transição mental do modo de pensar verbal para o visual. Veja o artigo: A Arte do Desenho: a percepção visual.
       Um bom exercício é desenhar o famoso "vaso-rosto" e figuras estando elas viradas de cabeça para baixo. Fazer desenhos com a imagem de ponta cabeça faz com que fique difícil para o hemisfério esquerdo entender o que se está desenhando e favoreça o direito para assumir a tarefa proposta, por possuir este a capacidade de desenhar imagens tal como ela é apresentada. 
       Como o hemisfério esquerdo não tem paciência para a percepção detalhada e possui uma coleção de representações simbólicas para tudo o que está a nossa volta, aprender a desenhar pode se tornar inicialmente uma atividade conflitante, pois temos que nos desprender desse sistema de símbolos construídos desde nossa infância. 
       Para se livrar desse sistema de símbolos faça exercícios que não se adapte ao modo de raciocínio do hemisfério esquerdo, a exemplo: um cacho de cabelo, um emaranhado de linha, o amassado de um papel ou plástico, as rugas da mão... Quando você conseguir fazer a transição do lado esquerdo para o direito (através da prática desses exercícios citados acima) perceberá a beleza e complexidade de seus traços e desse ponto em diante você começará a ver como um artista e sua habilidade em desenhar irão progredir rapidamente. Este é o segredo!!! 
     Somente depois de conseguir domínio de sua habilidade visual e compreender que quem desenha é sua mente e não a sua mão, faça treinos de linhas e formas geométricas básicas caso queira melhorar o aspecto do seu traço. Desenhe linhas retas e curvas em espessuras diferentes, espirais, círculos, elipses, retângulos, quadrados, cones etc. 
       Nunca esqueça que essas formas básicas são necessárias para desenvolver a sua intimidade com o desenho, e sentir-se mais confiante com o domínio de sua mão, mas não são elas isoladamente que irão fazer com que você aprenda a desenhar, pois, repito só se aprende a desenhar verdadeiramente quando se aprende a ver como um artista. 
      
       Estas são algumas sugestões para fazer seus primeiros desenhos.


Desenho de cabeça para baixo
Desenho de Pablo Picasso
Desenho vaso/rosto
Desenho vaso rosto (Imagem do livro desenhando com o lado direito do Cérebro)
Papel amassado
Imagem retirada da internet






       Minha experiência como instrutora de curso de desenho mostrou que os alunos obtiveram maior desempenho após desenvolver a percepção visual. Por mais que se treinassem formas diversas, ainda assim eram incapazes de compreender as ilusões ópticas causadas pelo fenômeno da perspectiva, impossibilitando-os desse modo de fazer desenhos a olho ou a partir da imaginação. Aqueles que auxiliavam a prática constante mais exercícios de desenvolvimento da percepção visual conseguiram resultados mais rápidos e eficazes.
       Sendo assim, fica claro que as técnicas de passo a passo não são suficientes para se aprender a desenhar com qualidade e desenvoltura, mas existem apontamentos que auxiliam o ato de desenhar e você pode conferir em: Os 5 passos para se fazer um bom desenho.

      Se você gostou, ou tem alguma dúvida deixe aqui nos comentários que terei o prazer em ajudá-lo. Um forte abraço e até breve!!!!!!!!!

CURTA A MINHA PÁGINA => Cícera Dias Artes
SIGA MEU INSTAGRAM => @cicera.dias_artes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Atelier Cícera Dias - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo