Posts Recentes

As primeiras dificuldades dos desenhistas




           Aprender a desenhar pode ser uma atividade prazerosa ou um martírio. A diferença está justamente no modo como você enxerga a aprendizagem do desenho e enfrenta as primeiras dificuldades. A incompreensão do objeto no desenho de observação, e o desconhecimento dos conceitos acadêmicos, bem como o contato inadequado com ferramentas nunca exploradas, a pressa em obter excelentes resultados e a falta de exercícios constantes e eficazes tornarão essa atividade um grande fracasso.    
As primeiras dificuldades dos desenhistas
Por Cícera Dias

        “O pintor (artista) deve estar à frente do modelo sem ideias preconcebidas. Tudo deve chegar-lhe ao espírito como numa paisagem lhe chegariam todos os seus odores: da terra, das flores, associadas aos jogos das nuvens, aos movimentos das árvores e aos diferentes ruídos do campo.” Matisse

     O desenho de observação é sem dúvida de grande importância para o desenvolvimento do artista. Pois é através dele que se revela nossa interpretação da realidade e se inicia nossa identidade artística. Uma das primeiras dificuldades dos desenhistas surge exatamente nesse tipo desenho devido sua complexidade. Essa dificuldade se dá justamente no modo como são processadas as informações visuais que deverá ser direta e não conceitual.
Em outras palavras este desenho consiste em representar uma determinada forma tal como lhe é apresentada sem pensar ou conceituar o que se vê. Pois, o pensamento racional distorce a percepção visual e substitui os dados concretos por informações generalizadas e preestabelecidas tornando o que você pensa mais importante que aquilo que você vê, comprometendo seu desenho. Leia mais sobre este assunto em: A Arte do Desenho: a percepção visual.
Além do desenvolvimento perceptivo é muito útil para o desenhista iniciante o conhecimento técnico-acadêmico para a criação de desenhos a partir da imaginação obedecendo aos fundamentos do desenho. Porém, a grande maioria dos aprendizes recorre a conteúdos simplificados que muitas vezes atrapalham o processo de aprendizagem, pois descreditam o conhecimento acadêmico por pensar que este comprometerá sua sensibilidade e criatividade artística.     
       Outro ponto importante se dá no manuseio inadequado ou desconhecimento das ferramentas de produção: os materiais. O contato inicial com utensílios nunca usado pode causar estranheza. Mas essa dificuldade inicial é comum e superável, basta exercitar. Veja dicas de como cuidar de seus materiais de desenho e pintura nos artigos abaixo:

        
         Não importa quais os tipos de trabalho de arte que você faça, sempre será necessário o uso de materiais e ferramentas artísticas para executá-los. É por isso que ao longo de toda a história os artistas têm trabalhado para aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o uso dos mais variados tipos de ferramentas e técnicas.
        Independente do método, em algum momento, cada artista passou por sensações de confusão, conflito ou estranheza ao manusear pela primeira vez as ferramentas e materiais de desenho ou pintura, sentindo as mesmas dificuldades em controlá-los ou manuseá-los que possivelmente você sentirá. Seus primeiros desenhos também pareceram confusos e incertos, mas as dificuldades pouco a pouco se tornaram sensações de descoberta e prazer, e o manuseio das ferramentas cada vez mais íntimo e agradável.
     Contudo, não tente forçar o tempo natural da aprendizagem. Explore as inúmeras possibilidades que um material pode oferecer, e aprenda a apreciá-lo. Sempre tenha em mente que você pode dominar as técnicas e materiais como qualquer artista é capaz, e tudo o que você precisa fazer é praticar e estudar, se possível diariamente.
     À medida que sua intimidade com os materiais for avançando, você começará a desenvolver o seu próprio estilo pessoal, como um artista. Mas não esqueça que só se aprende a desenhar, desenhando, ou seja,  terá que praticar, experimentar, superar medos e frustrações e exercitar maciçamente e continuamente. Na Aula 03: Materiais básicos de desenho e pintura e Aula 04: Conhecendo os materiais e seus usos você poderá conhecer os materiais artísticos necessários e para que servem e iniciar sua aprendizagem sem custos excessivos.
 

       E se você gostou dessa publicação deixa aqui teu comentário que ficarei imensamente grata, sua opinião importa! Um forte abraço e até breve!

            

CURTA MINHA PÁGINA => Cícera Dias Artes

SIGA MEU INSTAGRAM => @cicera.dias_artes
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Atelier Cícera Dias - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo